contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

A FEBRE AMARELA ESTÁ MAIS PERTO

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
A FEBRE AMARELA ESTÁ MAIS PERTO

A febre amarela é proveniente da África sendo que os primeiros relatos no Brasil ocorreram no século XVII na costa litorânea do nordeste brasileiro.

Outro importante surto ocorreu no Brasil no final do século XIX sendo que agora volta a ser questão de saúde pública. Desde 1980 a sua incidência em nosso meio vem aumentando sendo que no começo deste ano surgiu um novo surto a partir do leste do estado de Minas Gerais alastrando-se em áreas rurais em outras partes do sudeste brasileiro.

O seu transmissor urbano é o Aedes aegypti, o mesmo transimissor da Zika, Chicungunha e Dengue. No Brasil não há registro de transmissão urbana desde 1942. O agente transmissor das formas silvestres são os mosquitos Haemagogus ou Sabethes. Estes quando se contaminam com macacos infectados podem transmitir após alguns dias de terem entrado em contato. O macaco também é vítima e no caso serve para nos avisar quando da presença do vírus em uma dada floresta. Não há a transmissão de macacos para humanos. O agente da febre amarela é um flavirírus que é um RNA vírus. Anualmente no mundo são diagnosticados 200.000 casos, ocorrendo 30.000 mortes sendo estas 90% no continente africano.

Seus sintomas iniciais são febre, cansaço, dores de cabeça e musculares. A febre é de média monta com concomitante prostação, diminuição de frequência cardíaca e queda do estado geral.A maioria dos casos costuma ser quase imperceptível com sintomas inespecíficos. Alguns casos podem ser fatais com sintomas de  febre alta, convulsóes, delírios, hemorragias internas, distúrbios da coagulação, danos cerebrais e cardíacos.Pode ocorrer importante hepatite com iciterícia e sangramentos intestinais além de alterações da função renal.

Importante medida preventiva é o uso da vacina contra a febre amarela. Sua eficácia é quase 100% com um tempo de proteção permanente (uma dose dura toda a vida). Normalmente o vírus reside em animais silvestres em áreas de cerrado ou florestais sendo que o homem pode se contaminar pela transmissão do vetor podendo neste caso levar o vírus para áreas urbanas.

O uso da vacina está contra indicada em algumas situações como:

-idade menor que 6 meses

-hipersensibilidade aos componentes da vacina

-portadores de deficiências do sistema imunológico

O uso deve sempre individualmente ser ponderado nas situações de :

-idade entre 6-8 meses

-idade maior que 60 anos

-gestantes

-mulheres amamentando bebes menores de 6 meses.

Em caso de dúvida pergunte sempre ao Médico antes do uso da vacina e tambem não deixe de vacinar!

 

Dra Venina complementa

  • A febre amarela é evitada por uma vacina extremamente eficaz, que é segura e economicamente acessível. Uma dose única da vacina da febre amarela é suficiente para conferir uma imunidade sustentada e uma protecção para toda a vida contra esta doença, não sendo necessário uma dose de reforço desta vacina. Esta vacina fornece uma imunidade eficaz no prazo de 30 dias a 99% das pessoas vacinadas.
  • O site da OMS (Organização mundial da Saúde) fornece informações bem detalhadas sobre o tema.
  • http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs100/pt/

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens