contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

A Febre Reumática - doença de diagnóstico difícil

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
A Febre Reumática - doença de diagnóstico difícil

A Febre Reumática é uma doença de difícil diagnóstico.

Esta doença é uma reação tardia (geralmente ocorre de 15 a 21 dias após) a uma infecção de garganta causada pela bactéria "Streptococcus pyogenes" . Após esta infecção (popularmente conhecida como amigdalite) pode ocorrer em algumas pessoas uma reação após 14-21 dias com eventual manifestação em juntas,  pele e coração.

>A doença quase que exclusivamente acomete crianças entre a idade de sete a 14 anos em uma primeira manifestação, sendo rara a ocorrência fora desta faixa etária.

O quadro articular geralmente é uma inflamação da junta (artrite) e que acomete as articulações grandes como punhos, tornozelos, joelhos, ombros, de uma forma assimétrica e migratória, ou seja, pode atingir uma articulação, e após a melhora desta, ela inflamar outra(s) articulação(ões).

Na pele pode surgir manchas róseas e bem claras, arredondadas, expansivas e que geralmente somem muito rápido. O nome médico desta mancha é “Eritema Marginatum”.

Tanto o acometimento nas juntas como o da pele não são preocupantes, porém o acometimento cardíaco, este sim preocupa!

No coração, a Febre Reumática pode causar uma inflamação na membrana que envolve o coração, no músculo e nas válvulas cardíacas. Na membrana que envolve o coração a Febre Reumática pode causar um “derrame” (acúmulo de líquido) o que restringe o movimento deste, e pode gerar uma dificuldade para o coração bombar o sangue para todo o corpo.

Quando inflama o músculo do coração, este pode ficar com dificuldade de contrair e manter a sua função de bomba, gerando uma dificuldade para bombear o sangue.

Nas válvulas internas do coração a Febre Reumática pode dar uma inflamação aguda que pode romper estas válvulas causando o bombeamento retrógrado do sangue e dificuldade de bombear o sangue de volta ao pulmão e a corpo todo. Esta inflamação das válvulas se não causam lesões na fase aguda inicial pode, ainda, causar uma inflamação mais crônica levando a lesões internas do coração que podem levar a sequelas na vida adulta das pessoas acometidas.

Devido ao fato de que esta doença acomete as juntas, muita confusão é feita quando da realização do diagnóstico pois nem sempre uma inflamação das juntas é Febre Reumática. Aliás devido ao fato da utilização mais frequente de antibióticos, esta doença hoje pode ser considerada como “rara”. Porém há inúmeras outras doenças reumatológicas que acometem as juntas tanto em crianças como em adultos jovens e o Reumatologista é o profissional que usualmente sabe lidar com estas situações.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens