contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

A polêmica da gema de ovo na dieta

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
A polêmica da gema de ovo na dieta

Pacientes com risco de doenças cardiovasculares deveriam manter seus níveis de colesterol total dietético abaixo de 200mg/dia . Segundo as orientações do “grupo de trabalho para o manejo das dislipidemias da Sociedade Europeia de Cardiologia e da Sociedade Europeia sobre Aterosclerose “ recomenda-se a ingesta somente da clara do ovo. Há estudos que mostram que o colesterol da dieta e consumo de ovos aumentam o risco coronariano.
Uma gema com 65g contém 237mg de colesterol, valor acima daquilo recomendado para consumo diário. Mesmo estudos em que o consumo diário de ovo em pessoas saudáveis não mostrou alterações; neste evidenciou a duplicação de risco cardiovascular naqueles pacientes que tinham diabetes. Existem certas dificuldades para a coleta de dados referentes a trabalhos no controle de dieta e tipo de comida usada visto que nestes trabalhos existem a necessidade de longos períodos de acompanhamentos além de se considerar dados como cultura nutricional, condições ambientais de vida e trabalho, etc.. Há que se considerar que nos EUA onde a dieta costuma ser hipercolesterolêmica, fica difícil se considerar o acréscimo de ovo na dieta! Trabalhos feitos na Grécia onde a dieta é mais “saudável “ evidenciaram que um ovo ao dia quintuplicava o risco coronário em diabéticos e cada 10g/dia de ovo duplicava este risco. Há também a associação de risco de aumentar a incidência de diabetes e insuficiência cardíaca.
Por fim também alguns trabalhos tem mostrado que a metabolização da gema pela flora bacteriana intestinal produz componentes oxidativos prejudiciais para a saúde.
Referência:
J. Trans. Int. Med. 2016/abr. 4(1):20-24

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens