contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

A SAÚDE DOS OSSOS: EVITANDO A OSTEOPOROSE

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
A SAÚDE DOS OSSOS: EVITANDO A OSTEOPOROSE

OSTEOPOROSE é uma condição em que ocorre uma diminuição significativa do osso, permitindo que o mesmo se quebre com muita facilidade.

Somente nos Estados Unidos ela é responsável por 1,5 milhões de fraturas por ano, sendo a maioria em mulheres em pós-menopausa

O osso osteoporótico fica extremamente vulnerável a fraturas e os pontos mais comuns destas ocorrerem são em coluna, punhos, bacia e fêmur.

Normalmente os nossos ossos aumentam a sua resistência até a idade de adulto jovem. A partir deste o osso começa paulatinamente a diminuir os seus componentes minerais (cálcio) e orgânicos, podendo tornar-se nos adultos (homens geralmente após 65 anos e nas mulheres a partir do climatério) mais frágeis e mais propensos a fraturas.

Existem vários fatores que predispõem a formação de osso osteoporótico como: distúrbios endocrinológicos (sendo os mais comuns os distúrbios da tiroide e o diabetes), baixa ingesta de cálcio, falta de produção de vitamina D, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, uso de medicações (como derivados de corticoides), entre outros.

Osteoporose não costuma apresentar sintoma – geralmente somente se estabelece o seu diagnóstico quando encontramos uma fratura por fragilidade óssea.

Para se diminuir a possibilidade da ocorrência da osteoporose, devemos realizar a prevenção da mesma. Assim é importante uma avaliação global como a pesquisa de fatores de risco, hábitos de vida incluindo a forma de alimentação, história familiar, estudo do metabolismo do cálcio, além de outros fatores - para se adequar individualmente as medidas preventivas da osteoporose.

Naquelas pessoas que já possuem uma osteoporose estabelecida, devemos realizar tratamento específico que, em vista das diversas medicações disponíveis e formas de abordagens, deve ser avaliada, tratada e ter o devido acompanhamento médico.

Lembre-se que a prevenção da osteoporose diminui o risco do desenvolvimento de ossos frágeis e predispostos a fraturas.

Artigo recomendado:

Postmenopausal Osteoporosis - N Engl J Med 2016;374:254-62.

 

 

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens