contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

ADENOMIOSE UTERINA: INIMIGO OCULTO?

Postado por: Dra. Venina Barros 0 Comentario(s)
ADENOMIOSE UTERINA: INIMIGO OCULTO?

Adenomiose uterina

O que é a adenomiose uterina? - A adenomiose uterina é uma condição que causa períodos menstruais com sangramento aumentado ​​e  cólicas menstruais nas mulheres. Em mulheres com adenomiose uterina, o útero fica maior que o normal. Isso acontece porque o tipo de células que normalmente revestem as paredes do útero (o endométrio)  começam a crescer dentro das paredes do útero. A adenomiose uterina será chamada apenas de "adenomiose" aqui.

A adenomiose frequentemente acontece junto com outros problemas que afetam o útero, especialmente endometriose. A endometriose é uma condição em que o tipo de células normalmente encontradas apenas no útero começa a crescer fora do útero.

Quais são os sintomas da adenomiose? - Os sintomas podem incluir:

● Menstruações prolongadas e com sangramento aumentado

● Cólicas menstruais

● Dor na barriga inferior

Devo consultar um médico? - Sim. Se tiver menstruações com muito fluxo ou dolorosas, consulte o seu médico. Muitas vezes, existem tratamentos que podem ajudar.

Vou precisar de exames? - Talvez. Nenhum dos exames que estão disponíveis pode mostrar com certeza se você tem adenomiose. Mesmo assim, existem alguns testes que podem ajudar o seu médico a descobrir o que pode estar causando seus sintomas. Por exemplo, o seu médico pode enviá-lo para uma ressonância magnética ou um ultrassom. Estes testes criam imagens do interior do seu corpo. Podem mostrar se seu útero está aumentado.

Como é tratada a adenomiose? - O único tratamento comprovado para adenomiose é a cirurgia para remover o útero, chamado de histerectomia. Mas existem outras opções de tratamento que podem reduzir o sangramento intenso causado pela adenomiose, incluindo:

● DIU - Um dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno dispositivo que se encaixa dentro do útero e é normalmente utilizado para prevenir a gravidez. Um tipo de DIU, que libera a hormônio progesterona, pode ajudar com os sintomas da adenomiose. (O DIU deve ser colocado no útero por um médico).

● Ablação endometrial - É uma cirurgia que remove o endométrio, para causar uma cicatriz no revestimento do útero, o que torna os fluxos menstruais menos hemorrágicos.

● Embolização da artéria uterina - Trata-se de um tratamento que bloqueia o fornecimento de sangue ao útero.

Os tratamentos que podem aliviar a dor da adenomiose incluem:

● Medicamentos contra a dor, como o ibuprofeno (marcas de exemplo: Advil, Motrin)

● Pílulas anticoncepcionais

● Um medicamento chamado leuprolide (marca: Lupron), que faz com que seus ovários parem de produzir  os hormônios estrogênio e progesterona.

E se eu quiser engravidar? - Se você quer engravidar, você não deve realizar uma histerectomia, ablação endometrial, ou embolização da artéria uterina. Em vez disso, trabalhe com seu médico para encontrar outras opções de tratamento até depois de ter seus filhos.

fonte: uptodate, acessado em: 23/02/2017

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens