contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

DIFERENTES FARINHAS E DIFERENTES RESULTADOS NA DIETA

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
DIFERENTES FARINHAS E DIFERENTES RESULTADOS NA DIETA

O trigo é um importante componente diário em nossa nutrição usual. Ele está presente em pães, tortas, bolos, bolachas, massas, enfim uma variedade enorme de alimentos. Até mesmo alguns alimentos são enriquecidos com farinha como alguns tipos de queijos, temperos e até salsicha!

Porém cada vez mais a literatura médica vem mostrando as diferenças entre o trigo refinado e o trigo integral. O trigo refinado é aquela farinha de trigo que passa por um processo que acaba eliminando o farelo e o germe de trigo (que estão presentes no trigo integral), e que são importantes fontes de fibras dietéticas e também de betaína, colina, sais minerais e vitaminas além de outros componentes com propriedades antioxidantes e outros fitoquímicos.

Alguns estudos isolados observacionais (que são estudos onde somente se mede o que se vê, sem intervir em uma ação induzida e controlada) evidenciam que quanto maior a ingesta de trigo integral, menor é a formação de infiltrado de gordura em tecidos. A isto se associa a menor a incidência de doenças crônicas como o diabetes e doenças cardiovasculares.

Em recente estudo feito na Holanda (Am J Clin Nutr 2018;108:1264–1274) os autores mediram os parâmetros de presença de gordura no fígado em pessoas com sobrepeso e com leve alteração de triglicérides. Estes foram divididos em dois grupos de dietas: um com farinha integral e outro com farinha refinada durante 12 semanas de dieta controlada. Após estas 12 semanas demonstrou-se que houve um impedimento ao aumento de gordura no fígado naqueles que ingeriram a farinha integral, além do fato que os que ingeriram farinha refinada mostraram uma variedade menor de microbiota intestinal, fator este contributivo numa digestão menos adequada.

Procure desta forma realizar sempre uma dieta balanceada e orientada, dando preferência a produtos mais naturais e, nos casos de farináceos, os que contem farinha integral.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens