contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

Dormir Bem - o ambiente do sono.

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
Dormir Bem - o ambiente do sono.

Um importante fato que influencia em nosso sono é o ambiente onde dormimos. A intensidade de trabalho e a pressão do ambiente em nosso convívio diário associado ao estresse do dia a dia nos predispõe a uma dificuldade para nos tranquilizarmos o suficiente quando do início do processo do sono.
Assim, para que possamos nos tranquilizar o suficiente para um sono saudável precisamos realiza uma higiene do ambiente. O certo é dormir em um quarto silencioso, sem aparatos tecnológicos como computadores, televisores ou aparelhos de som e com a possibilidade de iluminação indireta e com luzes de voltagens menores para transformar em um ambiente tranquilo e aconchegante.
Outro aspecto a ser considerado é a adequada temperatura corpórea para dormirmos. O quarto onde iremos dormir deve ter uma temperatura adequada e certa ao sono e caso esteja frio ou quente, devemos lançar mão para adequarmos o nosso corpo para uma temperatura certa. Se estiver frio, devemos usar pijamas e meias para o devido aquecimento e se estiver calor, pijamas leves e de preferência com tecidos que transmitem melhor o calor do corpo ao ambiente. 
Outra consideração sobre o ambiente é o silencio e a escuridão. Barulho certamente atrapalha no sono, mesmo entre aqueles que possuem o chamado “sono pesado”. 
A escuridão influencia em muito o sono. Um bom sono exige ambiente escuro. Sabemos que a produção de melatonina e regulação hormonal mais adequada ocorre naqueles expostos a ambientes escuros a noite. Se existe uma certa aversão a escuridão total, a opção é usar uma luz fraca indireta que não incida diretamente ao rosto daquele que está dormindo.
Procure evitar o uso de celulares, tablets, computadores ou assistir a tela de TV antes de dormir. Estas telas estimulam a retina e o nosso cérebro o que dificulta o estado ideal para dormir.
Se estiver agitado e não conseguir dormir, procure não ficar “brigando” com o colchão; levante e procure ler algum livro ou texto que logo a sono aparece e aí sim é melhor deitar e procurar dormir.
Em um próximo texto vamos comentar a importância dos hábitos saudáveis como agente promotor de uma noite bem dormida.


Physiol Behav. 2007 Feb 28;90(2-3):257-66. Epub 2006 Oct 27.
Skin temperature and sleep-onset latency: changes with age and insomnia.
Raymann RJ1, Swaab DF, Van Someren EJ.

Sleep Breath. 2014 Dec;18(4):829-35. doi: 10.1007/s11325-014-0951-7. Epub 2014 Feb 13.
Effects of environment light during sleep on autonomic functions of heart rate and breathing.
Yamauchi M1, Jacono FJ, Fujita Y, Kumamoto M, Yoshikawa M, Campanaro CK, Loparo KA, Strohl KP, Kimura H.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens