contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

INSÔNIA

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
INSÔNIA

Definimos insônia quando ocorre um sono insatisfatório e que pode ser consequente a dificuldade para dormir e/ou um sono intermitente durante a noite; associa-se também os sintomas diurno de sonolência, alteração na atenção e distúrbios de memória. Estes sintomas devem estar presentes pelo menos durante três dias da semana e também durante três meses seguidos, no mínimo. Existem diversas causa de insônia – tanto comportamental como orgânico (secundário a alguma doença sistêmica). 

A insônia ocorre em um terço dos adultos em pelo menos uma ocasião da vida; destes em torno de 40% persistirão com seus sintomas se não adequadamente tratados.

Dentre as causas comportamentais (incluindo as causas ambientais), destacamos as secundárias ao estresse, atividades físicas ou laboral com excesso de estímulos sensoriais, ambientes com ruídos, com claridade excessiva, áreas de risco, etc.

Dentre as orgânicas, são comuns os distúrbios respiratórios tanto de vias aéreas superioras como inferiores associados a quadros de obstrução aérea parcial, doenças cardíacas, distúrbios metabólicos, alterações hormonais (comum no hipertireoidismo) e depressão orgânica.

A avalição médica é importante pois o correto diagnóstico irá orientar o tratamento mais adequado. Avaliar quanto da possibilidade de se ter uma insônia de origem reacional ou secundária a doença orgânica, tipo de insônia (se de indução ou de manutenção do sono), atividade laboral, frequência dos sintomas, sintomas concorrentes, idade; enfim há diversos parâmetros extremamente relevantes a serem considerados antes de se projetar o tratamento mais adequado.

Existem também hoje diversas formas de abordagem terapêuticas sendo que nos últimos anos muito se avançou no tocante ao tratamento farmacológica da insônia.

Como já explicado em outro artigo deste site, dormir bem tem estreita relação com saúde global. Procure sempre o auxílio de um Médico para a adequada abordagem desta complexa doença que é a insônia!

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens