contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

NOVAS DESCOBERTAS NO DIAGNÓSTICO E PROFILAXIA DO ENFARTO

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
NOVAS DESCOBERTAS NO DIAGNÓSTICO E PROFILAXIA DO ENFARTO

Estima-se que no Brasil ocorram entre 300 a 400 mil enfartos anualmente. A mortalidade anual é de 66 mil pacientes ao ano. Geralmente, um terço dos pacientes morrem na primeira hora antes de receber um atendimento adequado. Ainda nos dias de hoje, a maior causa relacionada com o enfarto é a aterosclerose e os espasmos das artérias coronárias(artérias que nutrem o músculo cardíaco). A aterosclerose está relacionada com fatores hereditários, tabagismo, hipertensão, diabetes, dislipidemias e obesidade.

Graças aos conhecimentos adquiridos ultimamente, a literatura médica tem cada vez mais realizado estudos que mostram pessoas com “perfil de predisposição a fenômenos trombóticos” – as chamadas “trombofilias”,

Em recente estudo publicado em abril/2017 (clinical and Applied Thombosis/Hemostasis) relatou-se que em 153 pacientes com enfarto e idade menor que 45 anos, evidenciou uma condição pró-trombótica em alguns destes pacientes como valores altos de Fator VIII, homocisteina alta, presença de anticoagulante lúpico, baixa proteína S, alto valor de lipoproteína A e a presença de anticardiolipina. A incidência vista nestas pessoas que enfartaram era igual a de uma população que apresenta trombose venosa prévia.

Assim é importante estar atento às novas descobertas médicas relacionadas com este importante e crítico fenômeno que é o enfarto. Cada vez mais vemos a importância de uma avaliação multidisciplinar principalmente em pessoas jovens que enfartaram ou pessoas que aparentemente não tem presente fatores conhecidos concomitantes como hipertensão, diabetes, obesidade, história familiar e tabagismo.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens