contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

NUTRIÇÃO X RACIOCÍNIO

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
NUTRIÇÃO X RACIOCÍNIO

COMO PODEMOS ENTÃO MANTER O NOSSO CÉREBRO “SAUDÁVEL”?

Até hoje não existe nenhum trabalho científico que comprove que algum alimento específico melhore o nosso desempenho intelectual.

Há três fatores importantes a serem considerados:

1. A manutenção de aporte de nutrientes e de componentes sanguíneos para o funcionamento cerebral (integridade dos vasos que nutrem o cérebro).

2. Preservação do metabolismo basal celular junto ao sistema nervoso central – controle hormonal

3. Reversão ou minimização de situações que possam alterar o aporte nutricional: controle de pressão e metabólico; distribuição do aporte nutricional para a manutenção constante de nutrientes e energia ao cérebro de forma uniforme ao longo do dia.

O nosso organismo abre mão de todos os aspectos próprios nutricionais para dar sempre uma predileção alimentar ao nosso cérebro. A partir de um consumo mínimo necessário (alimentando-se com o valor mínimo nutricional ou mais), podemos interferir pouco nos resultados intelectuais de uma pessoa.

Em um trabalho envolvendo mais de 40 estudos conjuntos em que se preservou o status nutricional combatendo-se ativamente a verminose em populações carentes tivemos como resultado:

“Tratar crianças conhecidas por terem infecção por vermes pode ter alguns benefícios nutricionais para o indivíduo. No entanto, no tratamento em massa de todas as crianças em áreas endêmicas, há agora evidências substanciais de que isso não melhora o estado nutricional médio, a hemoglobina, a cognição, o desempenho escolar ou a sobrevivência”.(Cochrane Database Syst Rev. 2015 Jul 23;(7))

Assim a alimentação saudável e a boa nutrição evidencia uma diminuição em doenças vasculares o que ajuda a manter a necessária nutrição para o nosso cérebro.

Além de dieta balanceada e bem distribuída ao longo do dia, devemos controlar o estado metabólico, endocrinológico e pressórico para evitarmos alterações outras que possam alterar o aporte vascular nutricional ou o metabolismo basal.

Para a boa manutenção da atividade intelectual destacamos a importância de controles periódicos realizado por Médico Clínico para a devida avaliação pressórica, dietética, do estado metabólico e hormonal - e, se for o caso, a devida abordagem preventiva ou terapêutica.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens