contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

RISCO DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA APÓS UMA FLEBITE SUPERFICIAL

Postado por: Dra. Venina Barros 0 Comentario(s)
RISCO DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA APÓS UMA FLEBITE SUPERFICIAL

A ocorrência de uma trombose em uma veia superifical não tem a mesma gravidade de uma trombose venosa profunda. Em estudo publicado este mês foi avaliado o risco de recorrência a longo prazo. Segue o resumo:

A trombose venosa superficial isolada (iSVT) (sem trombose venosa profunda (TVP) concomitante ou embolia pulmonar (PE)) é um evento frequente, mas os dados disponíveis sobre os resultados a longo prazo são escassos e retrospectivos. Portanto, objetivou-se determinar prospectivamente o risco e tipo de recorrência tromboembólica venosa (TEV) após a TSVI e compará-la com a da TVP proximal.
Métodos

Utilizando dados do estudo prospectivo, multicêntrico, observacional, OPTIMEV, avaliamos, após três anos  da interrupção dos anticoagulantes, a incidência e o tipo de recorrência de TEV de pacientes com primeira TSVT objetivamente confirmada sem câncer (N = 285) e comparou isso com pacientes com uma primeira TVP proximal sem câncer (n = 262).
 

Resultados

Em comparação com os pacientes com TVP proximal, os pacientes com iSVT tiveram uma incidência geral semelhante de recorrência de TEV (5,4% - paciente ano ). O estado das veias varicosas não influenciou o risco ou o tipo de recorrência da TEV. O envolvimento da junção safeniana por iSVT não foi associado a um maior risco de recidiva (5,2%  vs. 5,4% ), mas foi associado com recorrência da  trombose venosa profunda
 

Conclusão

Em pacientes com uma primeira iSVT sem câncer, após a interrupção dos anticoagulantes, a incidência de recorrência profunda de TEV é duas vezes menor do que a de pacientes com TVP proximal, mas o risco geral de recorrência é semelhante. Um envolvimento da junção safena parece influenciar o risco de recorrência da TEV profunda  enquanto que o estado da varizes  tem um impacto baixo na recidiva da TEV.

REF.: Long-term Risk of Venous Thromboembolism Recurrence after Isolated Superficial Vein Thrombosis, doi: 10.1111/jth.13679

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens