contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

SAIBA SOBRE A DOENÇA DE LYME

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
SAIBA SOBRE A DOENÇA DE LYME

A Doença de Lyme é uma moléstia infecto contagiosa causada por bactérias do gênero das “Borrelias” sendo transmitidas por carrapatos contaminados.

Geralmente após a picada por um carrapato contaminado pode surgir uma mancha no local da picada – mancha rósea com a borda mais avermelhada (denominada “eritema migrans”) -  expansiva e que geralmente regride e some em 10 dias. Concomitante a esta mancha pode surgir febre, dor de cabeça, dor na nuca, dores musculares ou articulares e eventualmente áreas dormentes pelo corpo.

Após este período, caso não tenha sido feito o devido diagnosticado e tratamento, podemos ter a evolução da doença para uma forma mais crônica com inflamação das juntas, arritmias cardíacas, acometimento do sistema nervoso central e periférico, ocorrendo em alguns casos meningites, alterações de sensibilidade ou dormências de partes do corpo. Encontramos também alterações na pele sendo comum um quadro mais difuso da manifestação descrita acima, em que surgem várias manchas como a original. Estas manchas são difusas e expansivas, muitas vezes coalescentes e que demoram semanas para sumirem. Nesta fase estas manchas se denominam “eritema crônico migratório”.

Numa fase mais tardia da doença(semanas a meses após a picada do carrapato), caso a pessoa acometida ainda não  tenha realizado o devido tratamento, ela pode evoluir para algumas manifestações mais crônicas ocorrendo quadros  cardíacos (mais comum são as arritimias cardíacas), neurológicos ou articulares (artrites).

A infecção é comum em pessoas que tem contato constante com áreas rurais ou matas, principalmente quando ocorre também contado com animais mamíferos de médio e grande porte como cachorros e cavalos,  pois estes as vezes podem conter carrapatos que infectam adultos e crianças. É comum após os períodos de férias escolares as crianças começarem a desenvolver estas manifestações da doença tendo em vista que muitas vezes a infestação pelo carrapato pode passar despercebida.

Fique de olho e caso você tenha algum contato com carrapato ou tenha uma das manifestações acima, procure ajuda de quem conhece esta doença em nosso meio.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens