contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO E GRAVIDEZ

Postado por: Dra. Venina Barros 0 Comentario(s)

 Síndrome do túnel do carpo e gravidez

            A síndrome do túnel do carpo (STC) refere-se à parestesias, hiperestesia, dor ou dormência do polegar, índice e dedos médios, como resultado da compressão do nervo mediano no túnel do carpo. Pacientes afetados geralmente acordam com ardor, dormência e formigamento na distribuição do nervo mediano, que é bilateral em 75 por cento dos casos. Sacudir a mão geralmente serve para aliviar o desconforto, como relatado por muitos pacientes [1]

            O diagnóstico é baseado na presença de sintomas característicos e achados objetivos e é semelhante ao dos indivíduos não grávidos.

 Fisiopatologia - A fisiopatologia da síndrome do túnel do carpo (CTS) é multifatorial. O aumento da pressão no canal intracarpiano desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de CTS clínica

 EPIDEMIOLOGIA - CTS é uma desordem comum. A prevalência estimada de CTS na população geral é de 1 a 5 por cento. A CTS é mais frequente nas mulheres, com uma proporção entre mulheres e homens de aproximadamente 3 para 1.

 Fatores de risco para CTS incluem o seguinte:

● Obesidade

● Sexo feminino

● Condições coexistentes (por exemplo, diabetes, gravidez, artrite reumatóide, hipotireoidismo, doenças do tecido conjuntivo, mononeuropatia mediana preexistente)

● Predisposição genética

● Inibidor da aromatase

O papel do uso repetitivo de mão / punho e fatores no local de trabalho no desenvolvimento de CTS é controverso.

CTS é relativamente comum durante a gravidez, com uma incidência de 2 a 35 por cento [2,3]. Em uma grande série, a gravidez representou sete por cento dos casos de CTS em mulheres entre as idades de 15 e 44 anos.

 O aumento da prevalência em mulheres grávidas é causado pelo fato da gravidez levar a retenção de líquidos levando à compressão do nervo no túnel do carpo. As alterações hormonais que afetam o sistema musculoesquelético também podem desempenhar um papel. Isso foi demonstrado por um estudo de 76 mulheres grávidas com sintomas sugestivos de CTS: 43 por cento tinham estudos de condução nervosa anormal do seu túnel do carpo e estas mulheres eram mais propensas a ter edema do que as mulheres com estudos normais. Os sintomas tendem a ocorrer durante o último trimestre, mas podem ocorrer a qualquer momento.  Na maioria dos casos, eles gradualmente resolvem em um período de semanas a meses após o parto; No entanto, os sintomas podem ser prolongados por vários meses em mulheres que estão amamentando.  Em uma série de 37 mulheres seguidas prospectivamente de curto prazo a aproximadamente 12 meses após o parto, os sintomas permaneceram em 46 por cento e foram mais comuns em mulheres com início precoce da doença. Os sintomas podem ocorrer em gestações subsequentes.

As pacientes podem se beneficiar de colocando o pulso durante a noite em uma posição neutra ou ligeira extensão ou usar um pulso splint.

Injeção de corticosteróide ou cirurgia para liberar o retináculo flexor é raramente indicada durante a gravidez, uma vez que a doença tem um melhor prognóstico do que a CTS idiopática e muitas vezes resolve pós-parto. Em um estudo prospectivo de caso-controle realizado em 45 gestantes com CTS e 90 controles (mulheres com idade igual às com CTS idiopática) que foram seguidas por três anos, a coorte de gravidez apresentou significativamente mais probabilidade de mostrar melhora nos escores de gravidade e função do que a coorte de controle (73 e 39 por cento respectivamente).

  1. https://www.uptodate.com/contents/neurologic-disorders-complicating-pregnancy?source=search_result&search=carpel%20tunnel%20sindrome%20and%20pregnancy&selectedTitle=1~141#H9
  2. Mabie WC. Peripheral neuropathies during pregnancy. Clin Obstet Gynecol 2005; 48:57.
  3. Meems M, Truijens S, Spek V, et al. Prevalence, course and determinants of carpal tunnel syndrome symptoms during pregnancy: a prospective study. BJOG 2015; 122:1112.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens