contato@barrosebarros.com.br

Atendimento: Seg-Sex 8h às 22h | Sáb 8h às 12h

(11) 2236.0066 (11) 99562.5653

ACONTECE NA BARROS E BARROS

Acompanhe as novidades e mantenha-se informado.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA E CHIKUNGUNYA

Postado por: Dr. Paulo Barros 0 Comentario(s)
SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA E  CHIKUNGUNYA

A Febre Chikungunya (ou Chicungunha, traduzido aqui no Brasil) é uma virose transmitida pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os primeiros casos suspeitos da Febre de Chikungunya ocorreram no segundo semestre de 2014.

Apresenta sintomas de febre súbita e dores articulares podendo posteriormente persistir o quadro articular, evoluindo para dor ou inflamação crônica das mesmas.

Somente este ano já foram notificados 43.010 casos suspeitos sendo que em 2016 foram 135.030 casos notificados. Felizmente a evolução não é tão ruim como alguns casos de Dengue, porém o acometimento articular e muscular chamou a atenção da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Esta publicou suas recomendações para o diagnóstico e tratamento tanto da fase aguda como para a fase crônica desta doença.

Até o momento e até onde se sabe, somente na França é que existe algum Consenso Médico publicado para a abordagem desta virose.

Em nosso meio alguns Reumatologistas se especializaram em tratar e estudar os acometimentos reumatológicos de doenças infecciosas. Havia antes no departamento de Reumatologia do Hospital das Clínicas um ambulatório específico para o estudo de doenças infecciosas e seu impacto na imunidade e acometimento reumático dos pacientes. Eram estudados principalmente pacientes com vírus associados a imunodepressão, Hanseníase e a Doença de Lyme, estudo este pioneiro desta doença em nosso meio.

As primeiras publicações em Doença de Lyme no Brasil foram realizadas conjuntamente com o Dr. Paulo Barros que posteriormente realizou mestrado e doutorado sobre esta matéria.

Assim é também foco de estudo do Reumatologista as alterações imunológicas, cardíacas, cutâneas, musculares, neurológicas e articulares relacionadas com as doenças infecciosas.

0 comentarios

Mostrando de 0 Comentários

Entre para comentar:

noticias anteriores

Desenvolvido por @ Engenho de imagens